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Como registrar uma manifestação

Na página inicial clique no botão Registrar Manifestação 

Para registrar uma manifestação, siga as duas etapas solicitadas no site: 

 

1ª ETAPA > IDENTIFICAÇÃO e MEIO DE RESPOSTA

 

Escolha o modo como deseja ser identificado, dentre as três opções: 

 

Uma vez selecionado o tipo de identificação, escolha como deseja receber a resposta de sua manifestação. 
 

  • Aberta
    Recomenda-se esta opção para facilitar a interação da ouvidoria com você manifestante, agilizando as questões aqui registradas. Para a identifação aberta é necessário informar seus dados pessoais (nome, endereço e telefone). 
  • Sigilosa
    Para a identifação sigilosa é necessário informar seus dados pessoais (nome, endereço e telefone), contudo, as informações serão visualizadas apenas pelo ouvidor geral. O responsável pelas unidades envolvidas não terão acesso aos seus dados, apenas a manifestação. 
  • Telefone
    Selecione esta opção para receber a resposta através do telefone, que deverá ser informado no ato do preenchimento de sua manifestação. 
  • E-mail
    Selecione esta opção para receber a resposta através do seu endereço eletrônico (e-mail), que deverá ser informado no ato do preenchimento de sua manifestação. 
  • Correspondência
    Selecione esta opção para receber a resposta através do seu endereço de correspondência, que deverá ser informado corretamente no ato do preenchimento de sua manifestação.

 

2ª ETAPA > REGISTRO DE MANIFESTAÇÃO

 


  • Depois de selecionado o tipo de identificação e o meio de resposta, o próximo passo é o registro da manifestação através do preenchimento do formulário.

     

  • Dados do manifestante: 
    Essas informações são solicitadas e tem sua obrigatoriedade de acordo com as opções tipo de identificação e meio de resposta selecionadas anteriormente. Se selecionado como meio de resposta "telefone", o campo telefone em dados do manifestante será de preenchimento obrigatório.
  • Dados da manifestação:

    Objetivo: 
    (Preenchimento obrigatório).  
    Informação, Sugestão, Reclamação, Elogio ou Denúncia
  • Data do Fato: 
    (Preenchimento obrigatório). Data de ocorrência do fato manifestado. Caso não tenha conhecimento de uma data específica para o corrido, pode ser colocada a data em que tomou conhecimento.
  • Envolvidos: 
    (Preenchimento facultativo).
    Caso haja envolvido(s) no fato manifestado. Para facilitar a resolução, informe também o cargo/função que ocupa o envolvido dentro do setor/entidade.
  • Manifestação: 
    (Preenchimento obrigatório). 
    Preencha de forma clara e objetiva a sua manifestação. Busque fornecer apenas dados importantes para a verificação dos fatos, assim, as questões levantadas serão analisadas, corrigidas e respondidas.
  • Protocolo Anterior:  
    (Preenchimento facultativo).
    Preencha esse campo, caso você tenha aberto uma manifestação anterior tratando do mesmo assunto.

Depois de preenchido todos os campos, clique em REGISTRAR MANIFESTAÇÃO   

Feito isso, o sistema irá emitir um comprovante de manifestação com o número de protocolo que deve ser utilizado para visualizar a resposta de sua manifestação. 

Você pode também imprimir o comprovante do seu registro de manifestação, para isso clique no botão 
IMPRIMIR  

 

 

 

Como consultar uma manifestação 

Depois de registrar uma manifestação, é possível consultar sua resposta de forma simples e rápida. Proceda da seguinte maneira: 

Na página inicial do site da ouvidoria, clique no botão , digite no campo de formulário o número do protocolo e clique em "CONSULTAR". 

Se desejar, imprima a resposta da manifestação clicando no botão "IMPRIMIR".   

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